Moradores de bairros de Belém denunciaram a falta de abastecimento de água nesta quarta-feira (24), véspera de Natal. Diante das reclamações, o portal Estado do Pará Online (EPOL) solicitou esclarecimentos à Águas do Pará, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na capital.
Em nota, a empresa informou que equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento nos bairros Pedreira, Telégrafo, Sacramenta e em partes do Marco e do Barreiro, áreas ligadas ao 9º setor de abastecimento. Segundo a concessionária, a bomba que teve o motor danificado voltou a funcionar na tarde desta quarta-feira, mas apresentou vibração mecânica fora do padrão, o que exigiu uma nova checagem. A previsão é de que a recuperação gradativa do sistema tenha início ainda na noite de hoje.
A Águas do Pará explicou que a ocorrência começou após uma queda de energia elétrica registrada na terça-feira (23), que resultou na queima de um dos motores das bombas responsáveis pelo abastecimento do setor. O motor danificado foi substituído, porém o equipamento reserva instalado apresentou falha técnica, causando novas intercorrências no sistema na manhã desta quarta-feira.
Concessionária assumiu em setembro
A Águas do Pará passou a operar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Belém, Ananindeua e Marituba após o grupo Aegea vencer, em abril deste ano, o leilão de concessão dos serviços anteriormente realizados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Embora a operação em 99 municípios estivesse prevista para iniciar em 2026, a concessionária informou que um pedido do Governo do Estado antecipou o início das atividades na Região Metropolitana de Belém no dia 1º de setembro.
Leia também:










Deixe um comentário