Fachada da Catedral Metropolitana de Belém é restaurada e ganha nova iluminação - Estado do Pará Online

Fachada da Catedral Metropolitana de Belém é restaurada e ganha nova iluminação

Novos refletores valorizam a imponência da Catedral e reforçam seu papel no patrimônio histórico de Belém

Créditos: @osmarinosouza

A Catedral Metropolitana de Belém ganhou uma nova cara, na noite desta quarta-feira (24), com a entrega oficial do restauro da fachada e a inauguração da iluminação externa, que há muito tempo não podia ser apreciada. A solenidade contou com missa em ação de graças presidida pelo arcebispo Metropolitano, Dom Júlio Endi Akamine, e reuniu fiéis e membros da comunidade.

O restauro, realizado em menos de dois meses, contemplou reparos no reboco, limpeza e pintura, além do restauro das pedras de ilhós, portas e janelas. As partes metálicas das cúpulas das torres de cruz foram recuperadas, os relógios restaurados e os sinos receberam manutenção, trazendo vida a detalhes que há décadas não recebiam cuidados.

Para o vigário geral da Arquidiocese de Belém, monsenhor Agostinho Cruz, a conclusão da obra representa a concretização de um sonho guiado pela fé e pelo cuidado com o patrimônio histórico. “Um sonho forjado num desejo sincero, quando colocado aos cuidados de Deus, torna-se realidade. Um homem desejou restaurar a fachada desta nobre e imponente catedral. Um padre, sem nunca tê-lo visto, ouviu sua narrativa e autorizou a obra. No coração e na mente, o desejo de realização; na longa experiência, o apoio de amigos e parceiros. Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”, disse o monsenhor.

Ele destacou ainda a importância de todos os envolvidos na iniciativa, com menção especial a André Martha Tavares, responsável pelo restauro: “Recebe desde hoje nossa gratidão por tão nobre gesto, que exalta seu amor por Belém, pela cultura, pela conservação do patrimônio histórico e, acima de tudo, por sua fé”, afirmou.

A conclusão do restauro e a nova iluminação da Catedral Metropolitana marcam não apenas a preservação de um dos principais patrimônios históricos de Belém, mas também a valorização da fé e da cultura local, proporcionando à população a chance de contemplar a imponência e a beleza de um dos ícones da capital paraense.

Leia também: