Na manhã desta sexta-feira (13), o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e ex-prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que está em missão institucional em Israel, publicou uma nota em seu Instagram. Ele relatou que, após os ataques ao Irã que aumentaram a tensão na região, recebeu um alerta da Defesa Civil Nacional de Israel às 3 horas da madrugada para buscar abrigo, onde permaneceu por cerca de 40 minutos.
Nélio explicou que está alojado em um local semelhante a um campus universitário, a cerca de 15 quilômetros de Tel Aviv. Apesar de estar seguro, ele descreveu o ambiente como muito tenso e preocupante, demonstrando apreensão diante dos acontecimentos. A Famep ressaltou que a missão tem o objetivo de promover intercâmbio de experiências nas áreas de inovação, tecnologia e gestão pública municipal, mas o país entrou em estado de alerta vermelho nesta sexta-feira.
Na manhã desta sexta-feira (13), o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e ex-prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que está em missão institucional em Israel, publicou uma nota em seu Instagram. pic.twitter.com/NGt7mCS7VR
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) June 13, 2025
Diante do cenário, o presidente da Famep informou que aguarda as providências da Embaixada do Brasil em Tel Aviv para antecipar seu retorno ao Pará. Ele garantiu que está seguro e seguindo as orientações das autoridades israelenses. Na nota, assinada por Nélio Aguiar, ele agradece as mensagens de apoio e afirma que retornarão assim que for seguro e possível.
A Famep acrescentou que novas informações sobre o retorno serão divulgadas assim que houver novidades. Nélio Aguiar, que além de presidente da Famep é ex-prefeito de Santarém, reforçou seu compromisso com a segurança durante a missão internacional.
A missão em Israel, que ocorre entre os dias 9 e 20 de junho de 2025, tem foco em segurança, inovação e desenvolvimento sustentável, com atividades que incluem cursos, visitas técnicas e participação em eventos voltados para a gestão pública municipal, promovendo a troca de experiências e parcerias estratégicas para os municípios paraenses.
Tensão em Israel
Israel lançou durante a noite ataques sem precedentes contra o Irã, visando seu programa nuclear, cientistas e líderes militares em um ataque que, segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, durará muitos dias. O Irã responde com o lançamento de mais de 100 drones contra Israel e o líder supremo Khamenei promete uma “punição severa”.
Além da crise militar, o Irã enfrenta sanções econômicas, inflação alta e protestos internos. A tensão aumenta o risco de um conflito maior no Oriente Médio. Os Estados Unidos pressionam o Irã por um acordo nuclear, mas negam envolvimento direto nos ataques.
Leia também:
Deixe um comentário