Ex-prefeita e ex-secretários de Bujaru são condenados à prisão por desviar verbas para medicamentos

A ex-prefeita Maria Antônia da Silva Costa e os ex-secretários municipais de saúde, José Maria Amaral Santos e Euclides de Araújo Lima, foram sentenciados a quatro anos e oito meses de reclusão.

A Justiça Federal condenou à prisão a ex-prefeita, três ex-secretários municipais e um empresário de Bujaru, localizados no nordeste paraense, por desvio de recursos públicos destinados à compra de medicamentos. A sentença foi proferida em resposta a ações do Ministério Público Federal (MPF) e divulgada nesta segunda-feira, 1º de julho. Os desvios totalizaram R$ 376 mil eleitos no período entre 2009 e 2010.

A ex-prefeita Maria Antônia da Silva Costa e os ex-secretários municipais de saúde, José Maria Amaral Santos e Euclides de Araújo Lima, foram sentenciados a quatro anos e oito meses de reclusão. Já o ex-secretário municipal de finanças, Lindon Júlio Santiago dos Santos, recebeu uma pena de sete anos e dois meses de prisão, enquanto o empresário Luís Antônio da Silva Delgado foi condenado a oito anos e dez meses de reclusão.

A operação “Vide Bula”, realizada em novembro de 2010, visava desmantelar um esquema envolvendo um grupo de empresas fornecedoras de medicamentos que, em conluio com administrações municipais, negociavam sem licitação.

O esquema incluía quatro empresas fantasmas sediadas em Castanhal, no nordeste do Pará. Além de Bujaru, foram denunciados esquemas semelhantes nos municípios de Colares, Magalhães Barata, São Domingos do Capim, Santo Antônio do Tauá e Terra Alta.

Leia também: