Na noite desta sexta-feira (15), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) promoveu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o evento de filiação do secretário estadual de Articulação e Cidadania, Igor Normando, ao partido. Na ocasião, Igor também teve sua pré-candidatura a prefeito de Belém anunciada pelo governador Helder Barbalho. Além dele, Renato Oliveira e Torrinho Torres, ambos deputados estaduais, também se juntaram ao partido. Os três eram do Podemos, mas deixaram o partido assim que o senador bolsonarista Zequinha Marinho assumiu o comando.
A filiação, seguida do anúncio da escolha de Igor Normando como pré-candidato a prefeito de Belém pelo MDB, além de não agradar à maioria dos vereadores e deputados do partido do governador, acaba demonstrando que Helder não escolherá seus candidatos como disse: através de pesquisas. Tal ato abre precedentes para que em outros municípios paraenses, nomes bem posicionados sejam rifados em detrimento de novos “companheiros” da família Barbalho.
Além dos dois que agora são MDB, Renato Oliveira e Torrinho Torres, o partido tinha eleito 13 deputados estaduais, passando para 15 do MDB. Desses 15, apenas os deputados Chicão e Iran Lima estiveram presentes. Eles são, respectivamente, presidente da Alepa e líder do governo. Além deles, apenas a deputada estadual Cilene Couto (Federação PSDB/Cidadania23) estava presente como representante da Alepa.
A ausência dos demais comprova o descontentamento quanto à escolha do pré-candidato a prefeito do partido. Dos nove deputados federais do partido, apenas Elcione Barbalho e Antônio Doido estiveram presentes. O presidente municipal do partido, deputado federal José Priante, e o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador John Wayne, não compareceram ao evento. Não para por aí, o deputado estadual filiado ao partido Zeca Pirão, que lidera as pesquisas como candidato a prefeito, e o ministro das cidades e presidente estadual do partido Jader Filho – este postou um story em suas redes sociais na hora do evento no Rio Grande do Sul, em outro evento com o presidente Lula (PT) – também não apareceram.
Além do senador Jader Barbalho, quem também confirmou ausência foi a equipe de comunicação de Igor Normando, que em um dia histórico para ele, não postou nada sobre o evento com a última atualização nas redes no início do dia.
A cúpula do partido afirma que cerca de 900 militantes estiveram presentes no evento, porém fontes afirmam que visivelmente não tinha nem a metade disso.
Segundo Helder, o partido já conta com 102, dos 144 prefeitos no estado, e segue a ousada saga para eleger 100 prefeitos nas eleições municipais deste ano.
Leia também:
Gostei da indicação. Belém precisa de um prefeito que seja comprometido com nossa cidade. Irei apoiar Igor Normando.
Gostei das manifestações “sinceras” ao fundo: “verdade!”, “milhões!”. Começou bem o pleito.