Estudantes da Ufopa vão desembarcar no Chile para jornada de pesquisas acadêmicas

Os quatro alunos, acompanhados por um professor, vão desenvolver pesquisas sobre temas como ervas de passarinho e estratégias para reduzir a ocorrência em áreas urbanas

Um grupo composto por quatro alunos e um professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vão desembarcar nesta sexta-feira (20) no Chile para uma jornada de pesquisas acadêmicas. Os estudantes vão passar dois meses e meio na Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, onde farão atividades de pesquisa e extensão. O objetivo da viagem é estudar como reduzir os efeitos da erva de passarinho e os danos causados pela doença nos centros urbanos.

A iniciativa é do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Internacional (PEEX Internacional), coordenado pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni). Este ano, o programa prevê sete missões internacionais, sendo duas com participações exclusivas de estudantes. A primeira no Chile e a segunda na Angola, programada para abril. Para apoiar a estadia, cada aluno receberá uma ajuda de custo de R$ 25 mil reais e o professor, cerca e R$ 20 mil.

“A missão no Chile será uma oportunidade de aplicar e ampliar nossas pesquisas. Além da produção científica, também planejamentos uma exposição sobre estudos do nosso laboratório, levando um pouco da Amazônia para a cidade de Valparaíso”, disse o professor Rodrigo Fadini, coordenador do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), que acompanha as estudantes.

Leia também: