Escritor paraense denuncia furtos de monumentos históricos na Praça da República, em Belém

O escritor também fez um apelo para que as autoridades municipais tomem providências para reforçar a proteção do patrimônio histórico e melhorar as condições de iluminação no local

Créditos: Fernando Gurjão

O escritor paraense Fernando Gurjão utilizou suas redes sociais para denunciar o roubo de partes de monumentos históricos na Praça da República , localizada no centro de Belém. Em um vídeo publicado, ele destaca a retirada de itens de esculturas, como o rabo de um leão que integra o conjunto do monumento da Paz.

Além disso, Gurjão ressaltou o problema da iluminação precária no local, que contribui para a insegurança e facilita ações criminosas na área.

“Estamos em uma das praças mais centrais de Belém. No monumento da Paz, o leão já não tem rabo, ele foi simplesmente serrado. Isso, provavelmente, será vendido como bronze. E estamos a apenas 50 metros de uma execução da Guarda Municipal. É inacreditável que ninguém tenha ouvido ou visto nada”, declarou no vídeo.

A Praça da República é um dos espaços públicos mais importantes de Belém, abrigando monumentos de valor histórico e cultural, além do tradicional Teatro da Paz. 

O escritor também fez um apelo para que as autoridades municipais tomem providências para reforçar a proteção do patrimônio histórico e melhorar as condições de iluminação no local.

Leia também: