Escolas de Samba de Belém garantem o 1º grito de de carnaval na capital

Em Belém, agremiações carnavalescas das Escolas de Samba Associadas- ESA, farão cortejos culturais em vários bairros da cidade.

A festa da virada do ano é sempre um anúncio de que o carnaval está na porta. E em Belém, agremiações carnavalescas das Escolas de Samba Associadas- ESA, farão cortejos culturais em vários bairros da cidade.

No primeiro dia do ano o Rancho Não Posso me Amofiná vai garantir a folia momesca no bairro do Jurunas, o Piratas da Batucada, que completa 50 anos, no dia 1º de Janeiro, celebrará suas bodas de ouro nas ruas da pedreira e o Império de Samba Quem São Eles, também vai garantir a festa das famílias que estiverem no complexo ver – o- Rio, na Av. Marechal Hermes.

Fernando “Guga” Gomes, presidente das Escolas de Samba Associadas – ESA, destacou a importância dessas agremiações tomarem as ruas, e juntas, mostrar a força do carnaval paraense “É de extrema necessidade que o movimento cultural das escolas de samba de Belém, assumam as ruas nesse primeiro dia do ano, além, de garantir a festa para as famílias que ficaram em Belém, é uma oportunidade de mostrar suas forças, de mostrar que estão preparadas pro carnaval e de chamar a atenção e falar que estão fazendo carnaval, o carnaval são quatro dias de folia, mas, que movimenta o ano todo, movimenta a economia, movimenta suas comunidades, então ir para a rua é mostrar seu carnaval”, destacou o presidente.

A escola de samba Piratas da Batucada, que festejará seus 50 anos de existência, com um grande cortejo cultural no bairro da Pedreira, convida sua comunidade, torcedores e simpatizantes para celebrar e relembrar sua trajetória, foi o que destacou o presidente da agremiação, Ricardo Fernandes, “Estamos preparando uma festa linda, vamos tomar as ruas do bairro da Pedreira, para festejar 50 anos, festejar um novo ano que se aproxima e relembrar nossa trajetória nesse meio século de existência, em 2020, conquistamos nosso primeiro título no grupo especial e sem dúvidas faremos uma grande desfile em 2024, para buscar novamente esse campeonato” pontuou Ricardo, presidente do Piratas da Batucada.

Já o Rancho Não Posso me Amofiná, no primeiro dia do ano, traz a Belém seu intérprete oficial Bruno Ribas, diretamente do Rio de Janeiro, Ribas tem passagens históricas pelas agremiações cariocas, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense e esse ano desembarca em Belém do Pará para cantar o enredo em homenagem aos 90 anos da escola de samba jurunense, o Rancho, que é a primeira agremiação carnavalesca do estado.

O ano de 2024 já começa agitado na capital paraense, no bairro do Umarizal, a festa é por conta do Império de Samba Quem São Eles, o “Quemzão”, como é popularmente conhecido, sairá com seu arrastão cultural, do Complexo Ver-o-Rio, localizado na Av. Marechal Hermes e seguirá pela Av. Visconde de Souza Franco, com destino ao Sindicato dos Bancários, na Rua 28 de Setembro, na chegada a festa é por conta da bateria da escola a “Orquestra de Percussão” do Maestro Pedro Paulo.

Serviços:

Evento: Arrastão do Piratas da Batucada
Local: Travessa do Chaco, 147. Entre Antônio Everdosa e Rua Nova. Bairro da Pedreira.
Data: 01/01/2024
Horário: 16h30

—————————————————————-

Evento: Arrastão Cultural do Rancho
Saída: Quadra do Rancho Não Posso Me Amofiná, Av. Honório José dos Santos, 758, Jurunas.
Data: 01/01/2024
Horário: 16h30


Evento: Arrastão Cultural do Quem São Eles
Saída: Complexo Ver-O-Rio, Av. Marechal Hermes, s/n.
Data: 01/01/2024
Horário: 16h30


Leia também: