Erosão e deslizamento de encostas podem atingir três praias de Belém

Segundo os moradores das regiões citadas, é nessa época que os prejuízos costumam ser maiores, pois é nesse período que o nível das marés costumam subir e isso acaba prejudicando até mesmo a prática da pesca.

As marés mais altas são registradas no mês de março, isso aumenta o risco de erosão e deslizamento de encostas, com isso, a Prefeitura de Belém visa elaborar um relatório para decretar situação de emergência em três praias de Belém.

A pesquisa será feita nas ilhas de Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro. Desse modo, será possível que medidas preventivas sejam aplicadas contra possíveis desabamentos de terra e acidentes ocasionados diretamente pelo deslizamento do solo.

Segundo os moradores das regiões citadas, é nessa época que os prejuízos costumam ser maiores, pois é nesse período que o nível das marés costumam subir e isso acaba prejudicando até mesmo a prática da pesca. Uma das regiões mais afetadas por esse fenômeno é a praia do Paraíso, em Mosqueiro.

Os responsáveis pela elaboração dos relatórios, são os técnicos das secretarias municipais, liderados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Municipal (Comdec).

Assim que o estudo for concluído, a Procuradoria Geral do Município (PGM), vai avaliar e elaborar o decreto de emergência que deverá ser assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).

Leia também: