Equatorial Pará abre inscrições para curso gratuito de eletricista em 2025

Programa em parceria com o Senai oferece 50 vagas para formação profissional em Castanhal e Parauapebas

A Equatorial Pará iniciou as inscrições para a edição 2025 do Programa Escola de Eletricistas, que oferece qualificação gratuita para ingresso no setor elétrico. São 50 vagas disponíveis, sendo 25 para Castanhal e 25 para Parauapebas. Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e os interessados podem se inscrever até 30 de abril pelo site escoladeeletricistaseqtl.com.br.

O programa tem duração de aproximadamente quatro meses e conta com ajuda de custo mensal para os alunos. Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva nas categorias “B” ou “C”. O processo seletivo ocorrerá em etapas eliminatórias e classificatórias, e os aprovados serão convocados para a capacitação.

A edição de 2025 trará como novidade novos cursos de qualificação técnica e um acompanhamento de empregabilidade para mapear a trajetória dos alunos formados. Segundo Alessandra Silvestre, Superintendente de Atração Desenvolvimento e Cultura do Grupo Equatorial, o objetivo do programa é promover a inserção qualificada no mercado de trabalho e impulsionar a transformação social por meio da educação.

Desde sua criação, em 2022, o Programa Escola de Eletricistas já formou 1.607 profissionais, dos quais 833 foram contratados. A iniciativa segue alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para educação de qualidade, erradicação da pobreza, igualdade de gênero e crescimento econômico.

Leia também: