A magia do Natal iluminou os corredores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém, nesta terça-feira (17). Brinquedos enviados pelo governador Helder Barbalho e pela primeira-dama, Daniela Barbalho, foram entregues aos pacientes pelo Papai Noel, proporcionando momentos de alegria, esperança e acolhimento às crianças em tratamento contra o câncer.
A equipe da primeira-dama visitou as enfermarias, interagindo com famílias e distribuindo presentes. De acordo com Natacha Cardoso, coordenadora de Humanização do hospital, a iniciativa já é uma tradição e traz alento a quem enfrenta o difícil processo de hospitalização. “Esse momento se torna um abraço de conforto para as famílias, especialmente nesta época do ano, quando todos desejam estar em casa celebrando com seus entes queridos. Gestos como esse nos lembram que a solidariedade e o amor ao próximo são fundamentais, mesmo nas situações mais desafiadoras”, destacou.
Natal especial para os pacientes
A entrega de presentes também emocionou famílias que estão longe de casa. Cleane Pereira, mãe de Severino Lima Neto, 13 anos, destacou a importância do gesto. Vindos de Anapu, no oeste do Pará, mãe e filho estão em Belém desde outubro para o tratamento. “Essas ações nos trazem ânimo e fazem o Natal mais especial, principalmente para o meu filho, que está perto de completar 14 anos”, contou Cleane.
As crianças, apesar dos desafios do tratamento, demonstraram alegria com a surpresa. Luiz Miguel, 8 anos, que trata leucemia, comemorou: “Gostei muito. Não sabia que a gente ganhava tantos presentes no hospital. É muito legal!”
Humanização e acolhimento
Para Sara Castro, diretora-geral do HOIOL, ações como essa são fundamentais para o bem-estar dos pacientes. “A entrega de presentes reforça a importância de tratar as crianças com dignidade, carinho e empatia. Esses gestos vão além do cuidado médico, alcançando o emocional e o psicológico, que são essenciais para a recuperação”, ressaltou.
Além da entrega de brinquedos, o hospital promove diversas ações durante dezembro, como o encerramento do ano letivo da Classe Hospitalar Professor Roberto França, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os alunos ganharam presentes do projeto “Um Sonho de Natal” e receberam visitas especiais, incluindo o cão terapeuta Chico.
Entre as celebrações, o hospital comemorou a cura de Hudson Pereira, 16 anos, após oito anos de tratamento contra leucemia linfoide aguda. Tocando o sino da cura, ele marcou o fim de sua batalha e o início de uma nova fase. “É uma felicidade enorme. Esperei muito por esse momento. Quero retomar os estudos e me tornar programador de software, vivendo tudo que a doença me tirou”, afirmou o jovem.
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, referência na região Norte do Brasil, oferece diagnóstico e tratamento especializado para câncer infantojuvenil em pacientes de 0 a 19 anos. Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o hospital é gerido pelo Instituto Diretrizes em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atendendo pacientes de todo o Pará e estados vizinhos.
Com informações de: Ascom HOIOL
Leia também:
Deixe um comentário