Em Santarém, fiéis demonstram devoção por Nossa Senhora de Nazaré

Durante esses dois dias, os fiéis puderam demonstrar seu amor e fé a padroeira dos católicos paraenses.

A cidade de Santarém recebeu neste fim de semana, 13 e 14 de julho, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia. A imagem é a mesma que vai no Círio de Nazaré, em Belém. Durante esses dois dias, os fiéis puderam demonstrar seu amor e fé a padroeira dos católicos paraenses.

O forte sol em Santarém não impediu que os fiéis fossem ao encontro da mãe de Jesus. Muitos também ficavam nas calçadas aguardando a passagem da berlinda. Foram momentos de emoção, agradecimento e pedido de intercessão a Nossa Senhora junto ao seu Filho, o Cristo.

O Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, acompanhou toda a visitação, e destacou o amor de Mãe de Nossa Senhora: “Nossa Senhora é mãe, e a gente lembra de uma mãe. Qual é a tarefa de uma mãe? É dá carinho, é amar, é cuidar. É muito importante ter essa compreensão, não puramente de um devocionismo, mas de algo bem concreto que temos que incentivar a maternidade, ainda mais uma maternidade espiritual de Nossa Senhora. Por isso que ela emociona, provoca sentimentos de carinho, de amor, de proteção, e o povo tem muito isso no seu íntimo, no seu coração, de ter a presença da mãe”.

“Trazer Nossa Senhora de Nazaré, rainha e padroeira da Amazônia, em Santarém, é para nós de uma grandeza espiritual muito grande, porque Maria é exemplo e modelo de oração, de fé e de serviço, e ela é mãe que acompanha e que protege”, declarou Dom Irineu.

No sábado, a visita ocorreu nos seguintes locais: Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Bairro Vitória Régia), Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (Bairro Nova República), Igreja São Paulo Apóstolo (Bairro Diamantino), Igreja São Simão Pedro (Bairro Esperança), 3º BPM, Igreja Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima), Igreja Nossa Senhora Aparecida (Bairro Aparecida), Igreja de Santo Antônio (Bairro Maracanã), Igreja Nossa Senhora do Amparo (Bairro Amparo), Igreja São Brás (Eixo Forte), Igreja São Pedro e São Paulo (Eixo Forte), Igreja Nossa Senhora de Nazaré – Com. Caranazal (Eixo Forte), onde teve o Mini Círio até a Igreja Nossa Senhora da Saúde, em Alter do Chão, onde na chegada teve missa presidida por Dom Irineu.

No domingo, a imagem de Nazaré esteve visitando o Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura e em seguida houve o sobrevoo em Santarém. Depois, a visita continuou no Hospital Regional, Igreja Sagrada Família (Bairro Aeroporto Velho), UPA, Hospital João XXIII, Hospital Municipal, Hospital São Camilo, Lar São Vicente de Paulo, Hospital UNIMED e encerrou na Catedral Metropolitana de Santarém com Santa Missa.

Leia também: