Educação: apenas 32,9% dos paraenses concluem o ensino fundamental na idade correta

O levantamento põe o Pará como o estado com pior índice, liderando de forma negativa o ranking.

Uma pesquisa da Fundação Itaú aponta que apenas 32,9% dos alunos paraenses concluem o ensino fundamental na idade correta, até os 15 anos. O levantamento põe o Pará como o estado com pior índice, liderando de forma negativa o ranking.

O Pará fica atrás de estados vizinhos, como Amapá, Roraima, Amazonas e Rondônia. O estado com melhor média é São Paulo, onde 74,9% dos estudantes concluíram o ensino fundamental até os 15 anos.

“As trajetórias educacionais são pouco regulares para os estudantes da educação básica de forma geral, e a falta de regularidade é um problema ainda maior para estudantes do sexo masculino, que estudam em escolas de baixo nível socioeconômico, com deficiência, negros e indígenas e moradores das regiões Norte e Nordeste”, detalha a pesquisa.

Os dados são da Fundação Itaú, que analisou os alunos nascidos entre 2000 e 2005 em um período de 12 anos (de 2007 a 2019).

No cenário nacional, apenas 52% da população nascida entre 2000 e 2005 conseguiu concluir o ensino fundamental na idade adequada. Desse público, cerca de 10% dos estudantes dessa população evadiram do sistema de ensino antes de completar o ensino fundamental, e 24% antes de completar o ensino médio.

Leia também: