É festa em Tomé-Açu! A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou 14 alunos, entre quilombolas e indígenas da cidade do nordeste paraense. Os alunos fazem parte de um projeto da educação municipal, que tem como uma das professoras Vanda do Socorro da Cruz Bastos.
Vanda é coordenadora de juventude na Secretaria de Igualdade Racial do município e faz esse trabalho de inscrições do PSE desde de 2015.
Este ano, Vanda contou com o apoio de dois professores, Karolaine Alves, com a orientação da entrevista, e o professor Francisco Júnior, com a aula de redação.
Os 14 alunos foram aprovados em diversos cursos da UFPA, como física, pedagogia, medicina veterinária, fisioterapia, direito, letras e filosofia.
Vanda fala da felicidade em ver os alunos aprovados. “É um sentimento de gratidão por estar colaborando e incentivando esses jovens e adultos realizado seus sonhos. É um trabalho que eu gosto de fazer até porque eu conseguir me formar com 53 anos por falta de oportunidade. Hoje fazer esse trabalho é muito prazeroso ver nossos jovens dos quilombos e das aldeias em cursos como direto e medicina. As dificuldades pra estudar são muito grandes e hoje ter muitos deles já firmados não tem preço”, disse.
“Também temos um grande parceiro que o secretário de igualdade racial Rosivaldo da Graça Ramos. Não poderia esquecer dele, que começou todo esse processo em 2013”.
Confira a lista de alunos aprovados:
Edimilson das Graças – medicina
Thiarles Paiva – física
Taciano Paiva – física
Adriana Bastos – pedagogia
Geremias Prudente – medicina veterinária
Arlan dos Santos – direito
Luiz Cauã – fisioterapia
Arley – engenharia civil
Jaciara Lobo – letras
Enzo Lourran – direito
Joseana Santa Rosa – filosofia
Thienne Silva – engenharia de matérias
Rosângela Caena – engenharia sanitária e ambiental
Leia também:
Deixe um comentário