Edmilson: promessa de 480 mil árvores plantadas passa longe da realidade

O que se esperava era que o prefeito seria referência por notícias boas, mas na última semana ele virou manchete em rede nacional por cargos comissionados de sua namorada.

Foto: Reprodução

No dia 6 de junho de 2021, o Prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) prometeu que Belém iria ter 480 mil árvores plantadas em quatro anos.

Em sua primeira promessa Edmilson criticou as obras do BRT (Bus Rapid Transit) que já se arrastam durante 10 anos na capital paraense. “Foi um projeto feito de forma impositiva e sem planejamento que destruiu 40 km de ciclovia e uma floresta linear com quase 900 árvores. Então agora nosso projeto, que foi refeito que será licitado, é plantar 2600 árvores” disse. Já chegamos no fim de 2023 e ainda não se sabe o andamento do projeto sobre esse plantio de árvores na Avenida Almirante Barroso.

No dia 6 de junho de 2023, o prefeito já mudou o seu discurso sobre o projeto, participou do plantio de açaizeiros e samaumeiras na área do elevado Daniel Berg. “Ontem foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e para nós todos os dias são dias para defender a Amazônia, porque significa defender o futuro dos amazônidas, dos brasileiros e da humanidade. Portanto, afirmando a nossa biodiversidade florística e constituindo um novo bosque para Belém” disse. Nesse dia, o projeto de arborização teve como promessa que a prefeitura deveria realizar o plantio de 2.226 árvores até o dia 11 de junho de 2023, quais seriam distribuídas em vários pontos da cidade. A ação foi parte de uma série de atividades que compõem a política pública de arborização da Prefeitura de Belém, que tem como meta o plantio de 120 mil novas árvores na capital até o final de 2024. 

Quase chegando ao fim do ano de 2023, o que estamos vendo na cidade é algo completamente diferente de árvores, em Belém respiramos o odor de lixo, compartilhamos calçadas com ratos, baratas e falta de saneamento básico em diversos bairros da cidade.

O que se esperava era que o prefeito seria referência por notícias boas, mas na última semana ele virou manchete em rede nacional por cargos comissionados de sua namorada, Nayra Cunha. A professora de matemática chegou a receber mais de R$ 18 mil em um único mês.

Leia também:

Supervisionado por Jorginho Neves