Edital Semear 2025 abre inscrições para projetos culturais com valor de até R$ 600 mil

O edital, voltado à seleção de projetos culturais, contempla uma ampla gama de setores, como artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, artesanato, inovações culturais, economia criativa, design, moda e outros

Foto: Raoni Figueiredo / Ag Pará

O segunda-feira (13), as inscrições para o Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Semear 2025. O edital, voltado à seleção de projetos culturais, contempla uma ampla gama de setores, como artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, artesanato, inovações culturais, economia criativa, design, moda e outros. As inscrições estarão abertas até o dia 27 de fevereiro.

Inscrição e requisitos

Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo Sistema de Gestão de Projetos Culturais do Semear – SGPSemear, disponível no site da Fundação Cultural do Pará. Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, jurídicas e empresários individuais diretamente responsáveis pela concepção, produção e execução dos projetos culturais, conforme previsto na Lei nº 6.572, de 08 de agosto de 2003. No caso de pessoas jurídicas, a atuação na área cultural deve estar explicitada no contrato social ou estatuto da organização.

Novidade: novo sistema de submissão de projetos

Entre as inovações deste ano está a implementação de um novo sistema de submissão de projetos, com o objetivo de proporcionar maior facilidade e agilidade para os proponentes. “O novo sistema foi pensado para tornar o processo mais eficiente. Esta mudança é motivo de grande satisfação para todos os envolvidos no Programa Semear”, destacou a secretária executiva da Lei Semear, Carmem Fischer.

Ela também reforçou a importância de uma leitura atenta do edital. “É fundamental que os proponentes leiam o edital cuidadosamente, observando as atualizações e melhorias inseridas nesta edição”, orientou.

Critérios e categorias de projetos

Cada participante pode inscrever até dois projetos, com valor máximo de financiamento de R$ 600 mil por projeto. Os projetos devem ter como foco o campo artístico-cultural e podem abranger diferentes segmentos e expressões criativas, tais como:

  1. Artes cênicas, musicais, literárias, visuais, audiovisuais, artesanato, inovações e tecnologias culturais;
  2. Artes integradas, inclusivas e educativas no âmbito da cultura;
  3. Culturas originárias, populares e alimentares;
  4. Economia criativa;
  5. Design e moda;
  6. Patrimônio material, imaterial e natural;
  7. Pesquisas e acervos culturais.

Mais informações

Todos os detalhes sobre os critérios de seleção, documentação necessária e o cronograma completo estão disponíveis no site da Fundação Cultural do Pará. Os interessados podem acessar o edital completo em: https://fcp.pa.gov.br/edital/10.

Leia também: