O biólogo Hugo Fernandes, delegado da COP30, afirmou que o incêndio que atingiu a Blue Zone da conferência, em Belém, nesta quinta-feira (20), pode comprometer o calendário oficial do evento — inicialmente previsto para terminar nesta sexta-feira (21). Segundo ele, na pior das hipóteses, a conferência pode nem mesmo ser concluída na capital paraense.
“Há certas coisas que não podem ser normalizadas. Não sou do time que desqualifica a COP. O que aconteceu aqui foram duas possibilidades: falha estrutural ou falha de segurança. Isso não pode acontecer num evento da ONU, em um evento internacional onde há dezenas de milhares de pessoas”, afirmou Hugo, que estava na Blue Zone no momento do incidente.
Ver no Threads
O delegado destacou ainda que o Brasil já enfrentava dificuldades nas negociações sobre o “mapa do caminho” para o fim dos combustíveis fósseis — uma das principais disputas desta COP. Segundo ele, o incêndio pode agravar o cenário.
“Desde ontem, o Brasil já vem sofrendo alguns reveses na negociação. Esperava-se que a diplomacia brasileira, que é muito boa, conseguisse reverter esse cenário. Análise minha e somente minha: acho muito difícil diante desse cenário agora”, avaliou.
Hugo também afirmou que o cronograma praticamente não deve ser cumprido. “Essa COP não termina amanhã. Ela certamente avançará ao final de semana e é muito provável que sequer termine em Belém. Pode ser que seja transferida para Bonn, na Alemanha, ou para qualquer outro lugar. Muito dificilmente sairemos daqui com uma COP com decisão de capa, como a gente costuma dizer.”
Ele reforçou que suas críticas não são direcionadas à capital paraense ou ao estado. “Isso não é uma crítica a Belém, não é uma crítica ao Pará. É uma crítica à comissão estrutural que organizou este evento. Que fique bem claro. Existem certas coisas que não podem ser normalizadas”, concluiu.
Leia também:









Deixe um comentário