Dr. Daniel mantém liderança absoluta em Ananindeua e deve ser reeleito no 1º turno

Além de manter um dos índices de aprovação mais altos entre os prefeitos mais bem avaliados do Pará, Dr. Daniel Santos permanece como um dos pré-candidatos com maiores condições de ser reeleito com ampla vantagem sobre os demais concorrentes.

Dr Daniel Santos recebendo o prêmio de Prefeito Inovador, do Fórum das Cidades Digitais, pela implantação do Prontuário Eletrônico em Ananindeua, como uma tecnologia para serviço público inovadora. Foto: DIvulgação/Redes Sociais.

Na terceira pesquisa da DOXA registrada no T.R.E, o atual prefeito, Dr. Daniel, mantém a liderança com larga vantagem dos demais competidores. Ele atingiu 77,8% das intenções de voto. Nessa pesquisa foram testados sete pré-candidatos: Dr. Daniel, Antonio Doido, Miro Sanova, Eliel Faustino, Profa. Nilse, Carlito Begot. Doxa avaliou o desempenho do governo de Dr. Daniel, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 20 a 23 de Junho de 2024 em todos os bairros de ANANINDEUA com uma amostra de 600 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-09356/2024. A margem de erro é de 4.1 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.

DR. DANIEL MANTÉM LIDERANÇA NA CORRIDA ELEITORAL

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de ANANINDEUA, Dr. Daniel (PSB), fica em primeiro lugar com 77,8%. O segundo colocado, o deputado federal Antonio Doido, somou apenas 3,0%. O ex-deputado estadual, Miro Sanova (PT), atingiu 2,0%. O atual deputado estadual, Eliel Faustino (UB), ficou com 1,5%. Profa. Nilse, 1,0% e Carlito Begot, 0,8%. Outros 13,9% estão indecisos ou pretendem anular o voto.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ANANINDEUA

Quando se trata de rejeição, o atual deputado Federal, Antonio Doido (MDB), é o mais rejeitado, aparecendo com 36,7%; Dr. Daniel vem com rejeição de 8,5%; Carlito Begot é rejeitado por 6,5%; Miro Sanova vem logo a seguir com rejeição de 6,3%; Eliel Faustino é rejeitado por 3,0% e profa. Nilse, 2,0%. Outros 19,3% não rejeitam nenhum e17,7% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE DR. DANIEL

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de DR. DANIEL Governar, Doxa aferiu que 81,9% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 12,1%. Outros 6,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

Doxa também avaliou a aprovação e desaprovação do governo Helder. 56,3% dos eleitores de Ananindeua estão aprovando o governo de Helder; enquanto 33,7% desaprovam. Outros 10,1% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

O governo do presidente Lula é aprovado por 50,5% dos eleitores de Ananindeua; enquanto sua desaprovação é de 42,0%. Outros 7,5% não se manifestaram.

ANÁLISE

O que se percebe nessa terceira pesquisa da Doxa oficial, registrada no T.R.E, é que o cenário administrativo e eleitoral de Ananindeua continua bastante favorável ao atual prefeito que vai defender seu mandato, buscando sua reeleição.

Há uma diferença muito grande entre o atual prefeito, Dr. Daniel, e os demais pré-candidatos. Dr. Daniel continua com alto índice de aprovação de seu governo, mostrando, evidentemente, que o eleitor de Ananindeua está querendo o continuísmo ao invés da alternância de poder.

Apesar de entrarem novos atores políticos na disputa em Ananindeua, como o deputado federal, Antonio Doido (MDB), o cenário pouco mudou. Faltando um pouco mais de três meses para as próximas eleições, tudo indica que o desenho está traçado para Dr. Daniel.

Com esses pretensos candidatos testados na pesquisa, o atual prefeito terá poucos atores competitivos para jogar no campo eleitoral. Isso significa, que sua reeleição para mais quatro anos está garantida.

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-00327/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Ananindeua-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 600 entrevistas

Período: 20 a 22 de Maio de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião