Dono do Rock in Rio fará festival em Belém com atrações internacionais, diz colunista

O evento com atrações internacionais anunciado por Helder Barbalho e Roberto Medina deve acontecer em novembro de 2025, dias antes da COP-30.

O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, anunciou neste domingo (25) que o governador do Pará, Helder Barbalho, e Roberto Medina, dono do Rock on Rio, devem anunciar em breve um evento musical em Belém que será realizado em novembro de 2025, dias antes da realização da COP-30.

A proposta do evento é proporcionar vários dias de shows, que ocorrerão em paralelo ao The Town, com diversas atrações nacionais e internacionais. A ideia inicial é que o festival aconteça em uma área de floresta da capital paraense.

Polêmica

Em abril deste ano, o Rock in Rio esteve em uma polêmica que gerou protestos após o festival anunciar o Dia do Brasil, com foco em artistas nacionais. No entanto, as atrações anunciadas foram cantores sertanejos como Ana Castela e Chitãozinho e Xororó, o que despertou a ira de artistas paraenses como Joelma, Fafá de Belém, Felipe Cordeiro e outros.

Na época, Fafá disse: “A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aíla, onde estou eu?”.

Em reposta aos protestos, o Rock in Rio disse que o line-up do Dia Brasil, dedicado à música brasileira, ainda estava em construção, o que inclui negociações em aberto com artistas nortistas.

“O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29/4), apesar de divulgado ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação”, diz o texto.


“O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música ‘Deixa o Coração Falar’ revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões. O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos”, segue o comunicado.

Por fim, a nota lembrou a participação da própria Fafá no Rock in Rio de 2019. “Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line-up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Pará Pop, já realizado no Palco Sunset, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco.”

Leia também: