Diretoria do Círio inicia reparos nos carros de promessas - Estado do Pará Online

Diretoria do Círio inicia reparos nos carros de promessas

Manutenção nos tradicionais veículos que acompanham a procissão deve durar até 30 dias; Berlinda não será incluída neste momento.

A Diretoria da Festa de Nazaré iniciou nesta segunda-feira, 4, a manutenção dos 14 carros de promessas que vão participar do Círio 2025, no dia 12 de outubro. Os trabalhos envolvem revisão estrutural, pintura, ajustes nos pneus e vistoria completa, com previsão de conclusão em até 30 dias.

Os reparos são importantes especialmente por conta dos ex-votos – objetos de cera deixados pelos fiéis durante as procissões. Os carros ficam guardados nos galpões da Companhia Docas do Pará até o Círio. Entre os veículos que passarão por manutenção estão o Carro de Plácido, Carro da Saúde, Cesto de Promessas, Carro Dom Fuas, Barca Portuguesa, Barca Nova e os quatro Carros dos Anjos.

A Berlinda, que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, não será incluída nos reparos. “A Berlinda tem um cuidado diferenciado. Neste período, realizaremos apenas uma limpeza geral”, explicou Mário Tuma, diretor de procissões.

Um pouco da história dos carros:

O primeiro carro de promessas introduzido no Círio foi o Carro Dom Fuas, que remete ao milagre ocorrido em 1182 com o fidalgo português Dom Fuas Roupinho. Ele foi salvo de cair em um abismo após clamar por Nossa Senhora de Nazaré. Em 1805, por ordem da Rainha Dona Maria I, esse carro passou a integrar oficialmente a procissão.

Leia também: