Dinheiro público será investido? Grande Rio anuncia novidades para o Carnaval de 2025

Em ano de COP 30 no Pará, a Grande Rio divulgará a cultura paraense para o Brasil no Carnaval do Rio de Janeiro.

Mulheres em um barco
Reprodução/Instagram. O Pará será homenageado pela escola de samba carioca.

No fim do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, o governador do estado Helder Barbalho (MDB), anunciou que o Pará será tema no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com a escola Grande Rio, em 2025.

No último domingo (26), em seu Instagram, a escola liberou novidades para o público, como o tema e enredo que terá o nome de “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”. Veja:

Em ano de COP 30 na cidade, a Grande Rio terá como proposta de divulgar a cultura paraense para o Brasil.

A Escola de Samba deve contar com o dinheiro público para o Carnaval de 2025?

A Grande Rio, segundo apuração do Estado do Pará Online, pode receber um grande investimento do Estado para a realização do desfile. Em fevereiro, Helder Barbalho esteve com a família (esposa e filho), na Marquês de Sapucaí, acompanhando e desfilando pela agremiação.

Outra polêmica é a falta de posicionamento de um grande veículo de informação do estado. Em anos anteriores, com antigos governantes, a Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA) manifestou indignação contra os apoios de Almir Gabriel e Simão Jatene ao Carnaval do Rio de Janeiro.

Relembre

Em 1998, a escola Beija-Flor (campeã com o samba-enredo homenageando a Ilha do Marajó) também homenageou o Pará. Na época, o então governador do Estado, Almir Gabriel, foi duramente criticado pelo grupo RBA, pois possíveis investimentos teriam sido destinados ao carnaval carioca.

Em 2004, a G.R.E.S.U. Viradouro também homenageou o Pará, e o governador era Simão Jatene.

Dúvidas

No ano de 2025, a escola fará a homenagem ao Pará sem algum custo? Dinheiro público investido na Grande Rio? Por que a RBA ainda não se pronunciou sobre isso?

O Portal Estado do Pará Online entrou em contato com o Governo do Pará e aguarda um retorno.

Leia Também: