Dia Mundial do Refugiado: Indígenas Warao lançam documento para orientar ação do poder público

O Plano de Ação foi criado para facilitar o acesso a direitos básicos e políticas públicas específicas em áreas como educação, saúde, trabalho e moradia.

Foto: Joyce Ferreira / Arquivo Ag. Belém

Em celebração ao Dia Mundial do Refugiado, a comunidade indígena Warao lança nesta terça feira (18), o Plano de Ação do Conselho Warao Ojiduna, uma ferramenta de autogestão destinada a orientar as ações da sociedade civil e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O evento será realizado no auditório do Edifício Cristal Corporate, conta com a parceria do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e reune representantes de diversas instituições.

Dividido em nove eixos temáticos, o Plano de Ação foi criado para apoiar a luta pelo reconhecimento dos Warao como população indígena no Brasil e para facilitar o acesso a direitos básicos e políticas públicas específicas em áreas como educação, saúde, trabalho e moradia. O documento é fruto de oficinas realizadas em 2023, no âmbito do projeto “Povos das Águas: Waraotuma Kokotuka Saba”, conduzido pelo IEB com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

“O Plano de Ação é produto de um processo de reflexão iniciado em 2021, no qual os Warao acumularam formações e intercâmbios com outros povos indígenas e movimentos sociais”, explica Clémentine Maréchal, analista socioambiental do IEB. O documento elenca 12 objetivos principais, organizados em nove eixos: reconhecimento e fortalecimento político, saúde, educação, cultura, terra e moradia, mulheres, jovens, comunicação e documentação.

A coordenadora do Conselho Warao Ojiduna, Isneiris Nuñez, destaca a urgência das demandas. “Nosso plano de ação foi construído entre diferentes comitês, a partir de reuniões sobre nossas necessidades. Queríamos formalizar essas demandas para as autoridades, mostrando que nosso plano está fundamentado na nossa história. A urgência é que nossos irmãos Warao tenham acesso a trabalho digno, educação e saúde”, afirmou.

Programação do Evento

O lançamento do Plano de Ação ocorrerá das 14h às 17h, iniciado com apresentações de canto e dança Warao. Em seguida, haverá uma mesa de abertura e discussões sobre a importância das ferramentas de autogestão para povos indígenas em deslocamento forçado, com a participação de representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), do IEB e do Conselho Warao Ojiduna.

Dia Mundial do Refugiado

O Dia Mundial do Refugiado, comemorado em 20 de junho, é uma data internacional designada pelas Nações Unidas para homenagear os refugiados em todo o mundo, celebrando sua força e coragem. Dados da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) indicam que o Brasil acolhe mais de 9,4 mil indígenas refugiados e migrantes, sendo os Warao a etnia mais expressiva (67%). Desde 2017, os Warao passaram a compor a população indígena no estado do Pará, devido ao deslocamento forçado em massa da Venezuela.

Durante a semana, o Conselho Warao Ojiduna participará de outras atividades alusivas ao Dia Mundial do Refugiado. No dia 21 de junho, às 16h, o Conselho estará presente no painel “Fortalecimento das capacidades de comunidades deslocadas para prevenção, mitigação, preparação e resposta aos impactos das mudanças climáticas”, parte do seminário “Mudanças Climáticas, Deslocamento e Direitos Humanos”, promovido pelo Acnur, no Palácio Antônio Lemos.

Sobre o Conselho Warao Ojiduna

Fundado em agosto de 2022, o Conselho Warao Ojiduna é uma das primeiras organizações de indígenas refugiados no Brasil, nascida de uma assembleia com mais de 75 indígenas Warao da Região Metropolitana de Belém. O Conselho é composto por cerca de 30 conselheiros que representam 12 comunidades e cerca de 800 indígenas Warao em Belém, Ananindeua, Benevides e Abaetetuba, no Pará. A organização atua como porta-voz das comunidades em diálogos com órgãos públicos e instituições.

Serviço: Lançamento do Plano de Ação do Conselho Warao Ojiduna

  • Data: 18 de junho de 2024
  • Horário: 14h às 17h
  • Local: Auditório do Edifício Cristal Corporate – Av. Paulo Sérgio Frota, nº 1.500, bairro de Val de Cans, Belém – PA

Leia também: