Dia mundial do Orgulho Autista tem ação de educação em saúde

A ação educativa é focada em "Direitos dos Autistas" e "Seletividade Alimentar".

Foto: Divulgação/Ag, Pará

No dia mundial do orgulho autista, celebrado em 18 de junho, o Estado do Pará promove ações de educação em saúde, destacando as conquistas e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza atividades para conscientizar a população sobre o TEA, visando uma sociedade mais inclusiva e informada.

No dia mundial do orgulho autista, celebrado em 18 de junho, terça-feira, a Sespa vai organizar uma ação educativa focada em “Direitos dos Autistas” e “Seletividade Alimentar”. Com a participação de usuários e seus acompanhantes, a atividade será supervisionada por profissionais especializados, visando fornecer informações essenciais e promover a inclusão.

Programa de saúde para pessoas com autismo

Desde 2020, o Governo do Pará, através da Sespa, vem fortalecendo os direitos das pessoas com autismo com a criação da Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa). A Cepa atua em seis eixos principais: saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, e trabalho e legislação. Este esforço tem resultado em avanços significativos para pessoas diagnosticadas com TEA e suas famílias.

Um dos marcos desse programa é a descentralização do atendimento por meio dos Núcleos Especializados em Transtorno do Espectro Autista (Nateas) e do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea). O Cetea, localizado em Belém e inaugurado em outubro de 2023, serve como referência para os Nateas. O primeiro Natea, em operação no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) desde janeiro de 2021, já realizou mais de 90 mil atendimentos. Novos núcleos foram estabelecidos em 2022 nas policlínicas dos Caetés, em Capanema, e Lago de Tucuruí, registrando uma média de 40 mil atendimentos anuais em cada unidade.

Cetea, em Belém: Estado garante acolhimento e acompanhamento centrados em evidências científicas

Assistência social e inclusão cultural

Na área de assistência social, destaca-se a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), garantindo acesso prioritário a serviços públicos e privados e contribuindo para a criação de uma base de dados sobre o TEA no Estado. No campo cultural, eventos como o Festival TEAlentos, que promove música, dança, teatro e outras artes, têm alcançado um público significativo, promovendo a inclusão e valorização das habilidades das pessoas com autismo.

Cidadania: Ciptea é a conquista do acesso integral e prioritário aos serviços públicos e privados

Programação do Dia Mundial do Orgulho Autista

A programação do Dia Mundial do Orgulho Autista inclui palestras sobre “Direitos dos Autistas” e “Seletividade Alimentar”, realizadas no Cetea pela manhã e no CIIR à tarde. Especialistas como o advogado Kristófferson Andrade e o doutor Rafael Morais conduzirão as discussões, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências.

Serviço

Cetea: Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos.
Natea: Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, no CIIR.
Informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Leia também: