O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está realizando operações de fiscalização no arquipélago do Marajó para coibir o uso de descargas livres em motocicletas, prática que causa poluição sonora e é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As primeiras ações ocorreram nos municípios de Soure e Portel, em parceria com o Ministério Público do Estado.
Segundo o CTB, conduzir motocicleta sem silenciador ou com a peça defeituosa resulta em multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a regularização. Essa prática, além de perturbar o sossego, os escapamentos adulterados emitem sons acima do permitido, representando risco à segurança viária.
Em Soure, a primeira operação resultou na apreensão de oito veículos por irregularidades diversas e na destruição de 18 descargas. O gerente da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Bianor Souza, destacou a importância da ação.

“O foco da ação foi retirar o escapamento irregular de circulação, tendo em vista as muitas reclamações dos moradores. Na abordagem, a fiscalização orienta o condutor a fazer a retirada do equipamento ainda no local e, em seguida, o veículo é liberado”, explicou.
Já em Portel, as operações começaram no início do mês e, até o momento, 17 escapamentos foram recolhidos. E para auxiliar na regularização da frota, o Detran anunciou que realizará ainda este mês uma ação itinerante em Portel, oferecendo serviços e orientações aos motociclistas.
Leia também:
Deixe um comentário