O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveu, nesta quinta-feira (23), uma ação educativa com motoristas que passam pelo novo viaduto que interliga a Avenida Independência à Avenida Mário Covas, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A iniciativa teve como foco orientar ciclistas, pedestres e condutores sobre as normas de circulação e segurança no local, que passará a integrar o fluxo diário da cidade.
As equipes de Departamento de Educação para o Trânsito do Detran estiveram no local durante toda a manhã e início da tarde desta quinta-feira (23), abordando de forma educativa os usuários da via e reforçando comportamentos seguros, como o respeito à sinalização, a utilização das faixas de pedestres, o uso da ciclofaixa e o uso obrigatório de equipamentos de proteção por parte dos ciclistas.
O agente de educação de trânsito do Detran, Lucas Aguiar, destacou que a ação no local teve como foco orientar a população sobre as mudanças na sinalização do cruzamento das duas avenidas e garantir a segurança de todos os usuários da via. “Estamos aqui em um ponto de grande fluxo, próximo a um posto de combustível e a um supermercado, onde há intensa movimentação de veículos, pedestres e ciclistas. Nosso papel é esclarecer e orientar a população sobre o uso correto da nova ciclofaixa, da faixa de pedestres e da sinalização instalada, garantindo prioridade aos mais vulneráveis no trânsito”, explicou.
O novo viaduto será entregue neste sábado (25), pelo Governo do Estado. De acordo com o Detran, o novo viaduto será um importante corredor de ligação entre Belém e municípios da Região Metropolitana, e terá um grande fluxo de veículos, por isso, a presença das equipes no local é fundamental para garantir que todos compreendam as novas rotas e adotem atitudes responsáveis no trânsito.
A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, falou sobre a importância da ação educativa. “A proposta é orientar, educar e prevenir acidentes. Nosso papel é fazer com que o novo espaço seja utilizado com segurança por todos, promovendo a convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas e motoristas”, destacou.
Durante a ação, os agentes abordaram e deram orientações sobre a importância do uso da ciclofaixa e também da travessia segura na faixa de pedestre e atenção em cruzamentos, já que a área não contará mais com semáforos.
As atividades fazem parte do cronograma permanente de educação para o trânsito do Detran, que busca aproximar o órgão da comunidade e reforçar o compromisso com a segurança viária. Novas ações estão programadas para os próximos meses, especialmente em áreas de grande movimentação e em obras recém-entregues.
Leia também:









Deixe um comentário