Deputado ironiza escolha do Curupira como mascote da COP30 em Belém - Estado do Pará Online

Deputado ironiza escolha do Curupira como mascote da COP30 em Belém

Nikolas Ferreira (PL-MG) faz crítica nas redes sociais; personagem folclórico foi escolhido para representar a proteção das florestas na conferência climática da ONU

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a escolha do Curupira como mascote oficial da COP30, que será realizada em novembro, em Belém. “Excelente escolha pra representar o Brasil e nossas florestas: anda pra trás e pega fogo”, escreveu o parlamentar nas redes sociais na quarta-feira (2), em tom de crítica à decisão do Governo Federal.

Figura central do folclore nacional, o Curupira foi confirmado como símbolo oficial da conferência pelo Governo Federal nesta semana. A proposta é usar o personagem mítico na divulgação e nos materiais institucionais da COP30, com o objetivo de reforçar o protagonismo brasileiro na pauta florestal e valorizar a cultura amazônica.

Segundo o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, a escolha busca dar visibilidade aos símbolos da biodiversidade e da cultura do país, especialmente da região Norte, destacando o papel das florestas como tema central do encontro climático.

Leia também: