O deputado estadual Chamonzinho (MDB) anunciou, nesta terça-feira (17), que se deslocará a Belém em busca de apoio das autoridades estaduais para impedir o despejo de moradores do bairro São Félix, em Marabá. Em suas redes sociais, ele compartilhou detalhes de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Chicão, e representantes da Defensoria Pública.
“Hoje me reuni com o presidente da Alepa, @deputadochicao, e com representantes da Defensoria Pública para garantir que as famílias do São Félix permaneçam em suas casas. Recebemos a garantia de que não haverá desocupação e que, através do diálogo com a comunidade, serão encontradas soluções. Quero tranquilizar as famílias do São Félix e dizer que não mediremos esforços para defender os direitos dessa comunidade tão importante”, declarou o deputado em suas redes.
A manifestação dos moradores ocorreu nesta manhã (17) nas avenidas Tiradentes e General Zacarias Assunção, em São Félix, bloqueando o trânsito nos dois sentidos da ponte, gerando um congestionamento de mais de 4 km.
A comunidade está sob ameaça de despejo em decorrência de um processo de desapropriação que já se arrasta há 38 anos. Em 2018, uma decisão judicial reverteu benefícios anteriores aos moradores, exigindo agora pagamentos que variam entre R$ 600 mil e R$ 3 milhões por terreno, ou a desocupação das propriedades.
A situação legal, iniciada em 1986, envolve uma longa disputa judicial que afeta centenas de famílias. Uma reunião entre autoridades e representantes da comunidade está marcada para esta terça-feira, buscando uma solução pacífica. Até o momento, não houve um posicionamento oficial do governo municipal ou estadual sobre a crise.
Leia também:
Deixe um comentário