A deputada Duda Salabert (PDT-MG) apresentou, na última segunda-feira (10), um projeto de lei que propõe a transferência simbólica e temporária da capital do Brasil para Belém (PA) durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025. A proposta visa destacar a relevância da Amazônia nas discussões ambientais internacionais.
De acordo com o PL 358/25, durante o período da COP 30, entre 11 e 21 de novembro de 2025, os três poderes da República poderão se instalar em Belém para conduzir suas atividades. Além disso, os atos e despachos do presidente da República e dos ministros deverão ser datados como originários da cidade paraense.
A deputada justifica a medida como uma forma de reforçar o papel do Brasil nas negociações climáticas globais, além de promover o desenvolvimento local e a interlocução entre autoridades brasileiras e delegações estrangeiras. “Essa medida demonstraria o compromisso do governo e do Parlamento com as questões ambientais”, afirmou Salabert.
Em contato com o Estado do Pará Online (EPOL), a assessoria da deputada informou que a proposta ainda está em discussão, com conversas já realizadas com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e com o Ministro de Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Alexandre Padilha. A ideia é dar destaque a Belém durante o evento, alinhando-se aos esforços internacionais por um futuro sustentável.
Leia também:
Deixe um comentário