Defesa Civil prepara voluntários para atuação no Círio 2025 - Estado do Pará Online

Defesa Civil prepara voluntários para atuação no Círio 2025

A formação de voluntários segue até final de agosto e a meta é alcançar cerca de 1800 pessoas qualificadas para prestarem primeiros socorros aos romeiros durante as romarias

A Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil, iniciou na manhã desta terça-feira (5) mais um curso de formação de voluntários para atuação na maior procissão religiosa do mundo, o Círio de Nazaré. As formações seguem até o dia 21 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, na Aldeia Amazônica.

Essa é a segunda formação de voluntários realizada pela Prefeitura de Belém. A primeira ocorreu em junho e qualificou mais de 200 pessoas, que agora estão aptas a atuar em grandes eventos. Uma nova turma será aberta em setembro, com o objetivo de ampliar ainda mais o número de voluntários para apoio no Círio deste ano. A expectativa da Defesa Civil é contar com aproximadamente 1.800 pessoas preparadas para apoiar os participantes na Romaria Fluvial, Transladação, Círio de Nazaré e Círio das Crianças.

De acordo com a coordenadora operacional da Defesa Civil, Michele Teixeira, a meta é formar cerca de 500 voluntários somente neste mês. As aulas são ministradas por agentes da própria Defesa Civil e têm duração de duas horas. Os participantes recebem orientações em áreas como primeiros socorros, com foco no atendimento a romeiros que possam passar mal durante a procissão.

As inscrições para as turmas de agosto continuam abertas. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar. Basta preencher o formulário online no site da Defesa Civil de Belém e comparecer ao curso na data escolhida.

Leia também: