A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6) mostrou que os principais nomes citados para a disputa presidencial de 2026 enfrentam índices elevados de rejeição, com destaque para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso e inelegível desde novembro. O instituto também mediu um eventual segundo turno entre Lula e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Brasileiros ouvidos pelo Datafolha apontaram rejeição de 45% ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos e três meses por liderar tentativa de ruptura institucional em 2022. Lula registra 44%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Já Flávio Bolsonaro tem rejeição menor, de 38%, seguido pelo deputado Eduardo Bolsonaro, com 37%, e Michelle Bolsonaro, com 35%.
Cenários testados pelo instituto incluem também uma simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro. Segundo o levantamento, o presidente teria vantagem de 15 pontos, com 51% das intenções de voto, enquanto o senador alcançaria 36%. As entrevistas foram realizadas antes de Flávio assumir publicamente a condição de pré-candidato em substituição ao pai.
Detalhes numéricos da rejeição foram apresentados da seguinte forma:
Jair Bolsonaro – 45%
Luiz Inácio Lula da Silva – 44%
Flávio Bolsonaro – 38%
Eduardo Bolsonaro – 37%
Michelle Bolsonaro – 35%
Outro quadro resume o cenário simulado de segundo turno:
Lula – 51%
Flávio Bolsonaro – 36%
Dados do levantamento reforçam que, apesar da rejeição elevada ao presidente, o senador Flávio Bolsonaro ainda não conseguiu se aproximar eleitoralmente da disputa, mantendo desvantagem significativa no cenário testado.
Leia também:












Deixe um comentário