O Instituto Equatorial, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, lançou mais uma edição do curso SEJA, voltado para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio. A formação online e gratuita tem o objetivo de preparar os participantes para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), permitindo a obtenção do diploma. As inscrições estão abertas no site frm.org.br/seja, e as aulas começam em 31 de março.
O curso disponibiliza videoaulas, materiais de estudo e simulados, com suporte de professores, permitindo que os alunos estudem de forma flexível, em qualquer horário e dispositivo. Segundo a coordenadora do Instituto Equatorial, Janaína Ali, a iniciativa busca reduzir desigualdades e oferecer oportunidades educacionais. “Sabemos que muitos enfrentam desafios para conciliar trabalho, família e aprendizado, e é por isso que iniciativas flexíveis como essa fazem toda a diferença”, afirmou.
Em 2024, 90% dos estudantes que participaram do curso e responderam à avaliação obtiveram aprovação em pelo menos uma área do Encceja ou atingiram a pontuação necessária para o diploma. O diretor da Escola da Fundação Roberto Marinho, Renan Carlos, destaca que a variedade de recursos do curso é essencial para uma preparação eficaz. O exame Encceja será realizado em 3 de agosto, e as inscrições acontecem de 21 de abril a 2 de maio.
Além de apoiar estudantes no Brasil, o curso está disponível para residentes no exterior e pessoas privadas de liberdade. Para obter a certificação do ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos, enquanto a do ensino médio exige idade mínima de 18 anos na data do exame.
Leia também:
Deixe um comentário