Curso de oratória é iniciado com aula inaugural gratuita em Belém

Realizado desde o ano 2000, o curso tem duração de seis dias e será realizado de 9 a 16 de dezembro de 2024. Ao final, os participantes receberão certificado.

EPOL. O curso iniciou nesta segunda-feira (9).

Teve início nesta segunda-feira (9) o curso de oratória ministrado pelo jornalista, radialista e professor Jorge Vidal, com uma palestra introdutória gratuita. A atividade é voltada para pessoas interessadas em aprimorar a comunicação e superar dificuldades em falar em público.

Realizado desde o ano 2000, o curso tem duração de seis dias e será realizado de 9 a 16 de dezembro de 2024. Ao final, os participantes receberão certificado.

“A aula inicial é fundamental porque a respiração é a base da boa oratória. Se eu não conseguir respirar corretamente, não vou conseguir superar o nervosismo e a insegurança, nem relaxar para falar em público, por mais que passe a noite inteira me preparando, lendo livros e roteirizando. Quando chegar o momento de falar, há uma grande chance de dar aquele ‘branco’. Precisamos estar relaxados e tranquilos para nos expressar em público”, afirmou o professor Jorge Vidal.

Etapas do Curso de Oratória

Entre os temas abordados estão técnicas de respiração diafragmática, para auxiliar no controle da ansiedade e nervosismo, e a prática da silabação, que favorece a clareza na fala e evita o ritmo acelerado. Também são explorados aspectos como entonação, para dar sentido à pontuação e evitar monotonia, além de interpretação vocal, com o objetivo de tornar o discurso mais natural e impactante.

Outro foco do curso é a postura corporal, com orientações sobre a sincronia entre gestos, expressões faciais e fala, visando a apresentações mais dinâmicas.

Na aula inaugural, realizada na Superintendência Regional do Trabalho, em Belém, foram introduzidas técnicas de respiração, que contribuíram para o desenvolvimento inicial das habilidades dos participantes.

“Hoje eu pude rever essas técnicas de respiração que ajudam bastante na nossa pronúncia. Reaprendemos a respirar da maneira correta, pelo diafragma, é muito importante essas técnicas sobretudo para quem tem muita ansiedade, como é o meu caso. As vezes a gente acaba atropelando as palavras, e o curso está me dando um conhecimento riquíssimo sobre esses aspectos que são tão importantes na hora de falar em público”, relatou o jornalista Tarcísio Barbosa.


Leia também: