Belém tem 98 árvores precisando de manutenção, além de 27 com risco iminente de queda, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semma). Desde o início de 2025, 12 árvores tombaram na cidade, sendo 9 em janeiro e 3 em fevereiro.
Em comparação com o mesmo período de 2024, os registros de janeiro já superaram os do ano passado, quando foram contabilizadas 14 árvores caídas no primeiro mês e mais 8 em fevereiro, totalizando 46 quedas ao longo do ano.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Belém informou que apresentará neste sábado, dia 8, um plano emergencial para a remoção de árvores no centro da cidade. A Semma destacou que, desde setembro do ano passado, nenhum serviço de manutenção foi realizado na região central.
Em janeiro, a secretaria iniciou ações emergenciais de poda, começando pelo Bosque Rodrigues Alves e intensificando os trabalhos nesta semana no centro da capital, onde há mais de 120 mil árvores catalogadas, muitas delas centenárias. A equipe técnica da Semma tem feito avaliações e mapeamentos contínuos para identificar árvores que necessitam de poda ou remoção, com base em inspeção visual, análise fitossanitária e laudos prévios.
Leia também:
Deixe um comentário