Belém terá um cortejo político-cultural nesta sexta-feira (12), em defesa da democracia e pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros réus do processo que apura os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O encontro está marcado para as 17h, na Escadinha do Cais, no início da Avenida Presidente Vargas.
Segundo a convocatória dos organizadores, a mobilização pretende transformar o momento em celebração coletiva:
“Nesta sexta, encerra-se o julgamento de Bolsonaro e dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e, para marcar esse importante passo na defesa da democracia, queremos celebrar nas ruas com um cortejo em comemoração à possível prisão de Bolsonaro.”
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira (11), condenar Bolsonado a 27 anos e 3 meses no julgamento da trama golpista. Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente foi condenado por golpe de Estado.
Desses 27 anos e 3 meses, 24 anos e 9 meses são de reclusão (ou seja, pena para crimes que preveem regime fechado). E 2 anos e 6 meses de detenção (pena para crimes de regime semiaberto ou aberto). Como a pena total é superior a 8 anos, Bolsonaro terá de começar a cumpri-la em regime fechado.
Como efeito da Lei de Ficha Limpa, Bolsonaro fica inelegível por 8 anos após cumprimento da pena.
Leia também:
Deixe um comentário