Corpos das vítimas do naufrágio no rio Xingu em Altamira são encontrados

Resgate foi realizado pelo 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros com auxílio da população.

Foto: Divulgação/ 9ªGBM

A equipe do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares (9º GBM) encontrou, no início da tarde desta terça-feira (18/06), os corpos das duas vítimas do naufrágio de uma pequena embarcação no rio Xingu. O acidente ocorreu na comunidade de Santa Maria, a 50 quilômetros de Altamira, município localizado na região sudoeste do Pará.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os corpos foram localizados flutuando nas águas com a ajuda de ribeirinhos. Após serem resgatados, os corpos foram levados para Altamira e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). O naufrágio ocorreu na noite do último domingo (16), quando um grupo de seis pessoas retornava de rabeta para a comunidade de Santa Maria. O acidente aconteceu na Cachoeira do Jabuti. Quatro dos tripulantes conseguiram se salvar flutuando no rio até serem resgatados pelos ribeirinhos. As duas vítimas que desapareceram eram um homem de 49 anos e um jovem de 15 anos.

Foto: Divulgação/9ª GBM

Operação de Buscas

As buscas pelas vítimas começaram na manhã da última segunda-feira (17). Uma equipe de mergulhadores do 9º GBM, com o apoio de ribeirinhos da área, foi destacada para a localidade. A área da Cachoeira do Jabuti é conhecida por sua forte correnteza, o que dificultou a operação. O objetivo era localizar as vítimas ou destroços da embarcação.

De acordo com o boletim de ocorrência, a embarcação tinha oito metros de comprimento e transportava seis pessoas. Pertencia a Felix Pereira da Silva, um morador da comunidade de Santa Maria. O local do acidente é uma área isolada, de difícil acesso e comunicação.

O grupo passou o dia em uma localidade e estava retornando à noite para Santa Maria. Por volta das 19h de domingo (16), ao passar pela Cachoeira do Jabuti, a embarcação afundou após enfrentar um trecho de rebojo – espécie de redemoinho causado pela densidade da água e uma formação geomorfológica. A localidade fica a cerca de duas horas de lancha de Altamira.

Leia também: https://estadodoparaonline.com/carreta-perde-o-controle-e-quase-afunda-no-rio-xingu/