Corpo de paraense morto na guerra da Ucrânia ainda está em campo minado

As forças ucranianas aguardam o rigor do inverno para que uma camada de neve possibilite a recuperação do corpo

O corpo de Tiago Nunes, um jovem de 19 anos natural de Rurópolis, no sudoeste do Pará, morto enquanto atuava como voluntário na guerra da Ucrânia, permanece em uma área minada, o que tem dificultado o resgate. A informação foi confirmada por sua prima, Beatriz Neto, ao portal UOL. Segundo ela, os colegas de Tiago, que integram as forças ucranianas, aguardam o rigor do inverno para que uma camada de neve possibilite a recuperação do corpo, já que o terreno estaria mais seguro. “O que a gente pode fazer é orar para Deus mandar mais neve para criar uma camada sobre as bombas e permitir que eles passem para retirar o corpo”, disse Beatriz.

Tiago viajou para a Ucrânia no final de outubro, tomando a decisão de se voluntariar no conflito contra a Rússia de forma independente. Até o momento, o Itamaraty informou que não recebeu uma notificação oficial do governo ucraniano sobre a morte do jovem.

Em Rurópolis, a notícia causou comoção. Na noite de sexta-feira (29), moradores organizaram uma carreata em homenagem a Tiago. A Prefeitura local emitiu uma nota de pesar, destacando o impacto da perda para a comunidade. A família, por sua vez, segue buscando alternativas para o translado do corpo ao Brasil, enquanto tenta lidar com a dor da despedida.

Leia também: