COP30 em Belém já tem hospedagem confirmada para 149 países - Estado do Pará Online

COP30 em Belém já tem hospedagem confirmada para 149 países

Número supera o mínimo necessário para validar decisões da conferência; Brasil conseguiu recursos privados para garantir presença de nações mais pobres.

Foto: Alexandre Costa / Ag. Pará

A Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) informou, nesta quinta-feira, que 149 países já têm hospedagem confirmada em Belém para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025. O número supera o mínimo de 132 nações exigido para validar as decisões oficiais do encontro. Outros 37 países seguem negociando acomodações na capital paraense.

Na última semana, o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, reforçou que esta edição precisa ser marcada como a “COP da adaptação climática”, pauta prioritária para países em desenvolvimento. Ele também garantiu que essas nações terão presença assegurada no evento.

Durante coletiva, o embaixador revelou que o Brasil obteve apoio financeiro privado — de fundos filantrópicos — para custear gastos com hospedagem e viagem das delegações dos países mais pobres e vulneráveis. A iniciativa busca minimizar os impactos da alta nos preços de diárias de hotéis e imóveis para aluguel em Belém durante o período da conferência.

“O governo brasileiro conseguiu recursos privados muito generosos para que a gente possa pagar três quartos para cada um dos países que estão na lista daqueles em menor desenvolvimento relativo (LDCs), para as pequenas nações-ilha (SIDSs) e para o conjunto de países africanos”, afirmou Corrêa do Lago. Ele acrescentou que o apoio se soma ao financiamento oferecido pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina, destinado a delegados latino-americanos e do Caribe.

O presidente da COP30 se disse confiante de que a medida evitará esvaziamento político do encontro climático em Belém. “Eu acho que isso vai ser uma coisa determinante para ter uma taxa de presença na COP próxima à de todos os membros da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC)”, declarou.

A expectativa é de que a COP30 seja a maior edição já realizada no Brasil e marque um momento decisivo nas discussões sobre adaptação climática, financiamento e justiça climática para países em desenvolvimento.

Leia também: