A organização da COP30 confirmou que 132 países já têm hospedagens garantidas para a Conferência do Clima das Nações Unidas em Belém. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) pela Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop). A duas semanas do início do evento, outros 49 países seguem em negociação por acomodações na capital paraense e região metropolitana.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, com atividades concentradas no Parque da Cidade — dividido em Blue Zone e Green Zone, áreas oficiais destinadas a reuniões diplomáticas e programação aberta ao público, respectivamente.
O número atualizado de delegações confirma que o evento já superou o quórum mínimo exigido pela ONU para deliberações. Duas semanas atrás, 87 países estavam confirmados, o que ainda não garantia poder de decisão. Para validar resoluções formais, é preciso participação de pelo menos dois terços das delegações.
Ampliação de leitos e fiscalização de preços
A hospedagem foi um dos maior desafios logísticos da COP30 durante a fase de preparação. A falta de leitos e a elevação de preços no setor hoteleiro levaram a intervenções da Justiça, que determinou medidas para conter abusos em plataformas de reservas.
Além da rede hoteleira existente, a cidade reformou motéis, adaptou escolas, ampliou opções de hospedagem temporária e até recebeu navios que funcionarão como hotéis flutuantes. Novos empreendimentos também foram inaugurados ao longo do ano.
Segundo dados da presidência da COP, Belém conta agora com 53 mil leitos, distribuídos da seguinte forma:
- Hotéis na capital e região metropolitana: 14.547
- Navios de hospedagem: 6.000
- Residências de temporada via imobiliárias: 10.004
- Airbnb: 22.452
Com a estrutura reforçada, a expectativa é que Belém consiga atender à grande demanda de participantes, imprensa, equipes de apoio e visitantes atraídos pelo maior evento ambiental do planeta.
Leia também:











Deixe um comentário