A 30ª Conferência do Clima da ONU foi prorrogada por mais um dia. Nessa sexta-feira, 21, os líderes mundiais ficaram até altas horas em discussões na área da Blue Zone, no Parque da Cidade, em Belém, afim de entrarem em consenso para o documento final que vai nortear as ações de combate às mudanças climáticas para os próximos anos. No entanto, ainda não houve um “aceite” do colegiado.
Em nota divulgada na madrugada deste sábado, 22, a presidência da COP 30 informou que as plenárias serão retomadas às 10h de hoje para conclusão da Conferência em Belém. A expectativa é que o encerramento aconteça por volta de 14h.
As plenárias de encerramento da COP30 estarão reunidas às 10h de sábado, 22 de novembro. As consultas da Presidência continuarão ao longo da noite”, informou.
COP 30: PF envia peritos de Brasília para concluir o laudo das investigações de incêndio na Blue Zone
Um dos impasses gira em torno do acordo pela redução do uso de combustíveis fóssel. Em entrevista à Agência Brasil, Stela Herschmann, especialista em politica climática do Observatório do Clima, explicou que a falta de ações voltadas ao não uso de combustíveis fósseis torna “insuficiente” os debates em Belém.
Não há menção a combustíveis fósseis em nenhum dos textos, o que torna qualquer resposta aqui insuficiente. Na parte sobre financiamento, [o rascunho] cria um programa de dois anos sobre financiamento público. Mas como faz uma conexão com o artigo 9º (do Acordo de Paris) como um todo, a gente tem que esperar para ver a reação dos países árabes para ver iss vai ser suficiente”, disse.
Além disso, houve ainda um atraso nas discussões provocado pelo incêndio da última quinta-feira, que atingiu o Pavilhão da África na Blue Zone. Na ocasião, por volta de 14h, todo o espaço foi evacuado e a agenda prevista para a sequência do dia foi cancelada, sendo retomada somente na sexta-feira, 21.
Leia também:
Incêndio na Blue Zone da COP30 causa tumulto, correria e evacuação em Belém











Deixe um comentário