COP 30: Arquidiocese de Belém tem programação oficial e receberá dez representantes do Vaticano - Estado do Pará Online

COP 30: Arquidiocese de Belém tem programação oficial e receberá dez representantes do Vaticano

Delegação da Santa Sé será liderada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, e terá Dom Giambattista Diquattro como chefe adjunto.

​A Arquidiocese de Belém divulgou sua programação oficial para o período da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), agendada para ocorrer na capital paraense entre 10 e 21 de novembro de 2025. A Igreja Católica participará do evento com ações que visam a mobilização social e atividades pastorais, promovendo debates e formações em alinhamento com as encíclicas papais Laudato Si’ e Laudate Deum.

​A atuação da Igreja no evento se dará em duas frentes principais: o apoio à Santa Sé e a ação pastoral direta da Arquidiocese. No âmbito diplomático, a Arquidiocese será responsável pela logística e hospedagem das delegações da Santa Sé, do CELAM e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a liderança de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito de Belém.

​O Vaticano confirmou a presença de dez representantes diretos, com a liderança do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, que atuará como o representante do Papa Francisco. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, também integrará a equipe como chefe adjunto da delegação oficial.

​A delegação será complementada por leigos e especialistas, incluindo membros de dicastérios importantes como o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o da Cultura e Educação, além de contar com a presença de Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém. Representantes das presidências da CNBB, CELAM, FABC (Ásia) e SECAMA (África) também farão parte deste grupo.

​Entre os dias 11 e 16 de novembro, a Arquidiocese focará em atividades pastorais distribuídas em quatro polos na Região Metropolitana: Belém (Centro), Icoaraci, Ananindeua e Santa Bárbara. A programação nesses locais incluirá oficinas, painéis temáticos, celebrações litúrgicas e tendas expositivas, visando o engajamento comunitário.

​Essas iniciativas buscam fortalecer a Pastoral da Ecologia Integral e incentivar a conversão ecológica das comunidades, criando espaços de escuta e partilha sobre os desafios socioambientais. Um dos destaques será a Caminhada dos Mártires da Casa Comum, no dia 12 de novembro, que partirá do Colégio Santa Catarina de Sena em direção à Basílica de Nazaré.

Leia também: