O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) dará início a uma nova fase da construção do viaduto no cruzamento das avenidas Mário Covas e Independência, em Belém. A partir da próxima terça-feira, dia 11, serão construídas as rampas do viaduto entre as avenidas Independência e Portugal, o que exigirá alterações no trânsito para garantir a segurança de trabalhadores, motoristas e pedestres.
Para os motoristas que trafegam pela Avenida Independência em direção a Ananindeua, a conversão à direita para a Mário Covas estará restrita devido à intensa atividade de construção. Rotas alternativas para acessar a Mário Covas incluem a Estrada do Benjamin (antes da Mário Covas), a Rua dos Comerciários e a Avenida Hélio Gueiros (após a Mário Covas).
Condutores na Mário Covas poderão acessar a Independência pela Avenida Hélio Gueiros ou pela Rua dos Comerciários e Estrada do Benjamin. Veículos pesados são aconselhados a evitar a Mário Covas e, em vez disso, utilizar a Avenida Hélio Gueiros para acessar a Independência, devido à sua melhor infraestrutura.
A previsão é que a construção dure aproximadamente 90 dias. O acesso a residências, estabelecimentos comerciais e transporte público na área afetada será mantido durante esse período.
O viaduto, que ligará as avenidas Mário Covas e Independência, terá 350 metros de comprimento e 14 metros de largura, com tráfego de mão dupla para quem estiver na Mário Covas. Veículos na Avenida Independência poderão passar por baixo do viaduto.
Segundo o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, o projeto está 40% concluído, com todas as fundações finalizadas e a construção das rampas em andamento. As próximas etapas incluem a ereção de seis pilares, três transversinas, içamento de 12 vigas de sustentação e a construção das pistas do viaduto.
O lado oposto da Mário Covas, entre a Independência e a Passagem Santa Paz, permanece em construção e tem previsão de ser reaberto ao tráfego no primeiro trimestre do ano.
Leia também:
Deixe um comentário