Considerada a maior estação de esgoto do Pará, obras da ETE Una chegam à fase final - Estado do Pará Online

Considerada a maior estação de esgoto do Pará, obras da ETE Una chegam à fase final

Com área de 23.321,12 m² e capacidade para tratar até 475 litros de esgoto por segundo, a ETE Una deve beneficiar 90 mil moradores de 10 bairros de Belém

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), anunciou que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, considerada a maior do Pará, chegaram à fase final. A unidade, localizada às margens da bacia do Una, em Belém, representa um dos mais expressivos investimentos em saneamento básico do Estado, com recursos que chegam a R$ 134 milhões. O objetivo é ampliar a cobertura de esgotamento sanitário e garantir mais saúde e qualidade de vida à população.

Atualmente, a ETE Una já alcançou 91% de execução, com a conclusão de estruturas estratégicas como a Unidade UASB, responsável por mais de 60% da eficiência do processo de tratamento e a finalização da subestação elétrica.

Os trabalhos se concentram também na finalização da estrutura civil, ajustes e ligações de tubulação, instalações elétricas e de equipamentos, além de serviços de urbanização, drenagem e limpeza do canal de entrada da estação. A expectativa é de que, nas próximas semanas, o sistema esteja apto para iniciar a operação.

Com área total de 23.321,12 m² e capacidade para tratar até 475 litros de esgoto por segundo, a ETE Una vai beneficiar diretamente 90 mil moradores de 10 bairros de Belém. Além de evitar o lançamento de esgoto in natura no rio Guamá, a estação contribuirá para a recuperação da bacia hidrográfica e terá impacto positivo direto na saúde pública e na preservação do meio ambiente.

A estação de tratamento recebeu esse nome por estar localizada às margens do canal do Una, um dos mais importantes de Belém e que dá origem à bacia hidrográfica que corta diversos bairros da capital.

Leia também: