Confira o projeto de reforma da Nova Doca, em Belém

O projeto da Nova Doca terá o investimento de R$ 310.830.390,25, resultado do convênio firmado pela Itaipu Binacional com o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém.

O governador Helder Barbalho (MDB) assinou, na noite desta terça-feira (7), a Ordem de Serviço para a construção da Nova Doca, em Belém. Esta é mais uma das obras visando preparar a capital para sediar a 30ª Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas – COP 30, em novembro de 2025.

O projeto da Nova Doca terá o investimento de R$ 310.830.390,25, resultado do convênio firmado pela Itaipu Binacional com o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém. O projeto vai ser executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), por meio do Consórcio Nova Doca.

Em 1,2 quilômetro de canal serão executados os serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição de seis comportas para controle de água de maré para evitar inundações. Também serão pavimentados mais de 2,4 km da Avenida Visconde de Souza Franco e construídos um novo sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.

A Nova Doca propõe o resgate da memória da água com suas vivências e ecossistemas de referência originais, criando um parque linear contínuo, com a utilização do entorno com novos espaços públicos de lazer, esporte e contemplação para a população. Ao mesmo tempo, proporcionará aos frequentadores a interação com a contemplação do curso d´água existente, com novo tratamento ambiental e paisagístico.

Leia também: