Comparativo: pesquisas divergem sobre corrida eleitoral de Belém

Em relação ao Instituto Doxa, onde o deputado Zeca Pirão lidera em todos os cenários, a Paraná indica a liderança folgada de Éder Mauro, além de posição de destaque para o ex- deputado Cássio Andrade e a ausência do deputado Zeca Pirão.

Eder Mauro e Zeca Pirão aparecem na liderança em pesquisas de intenção de voto
Reprodução

Nesta quarta-feira (13), o Instituto Paraná divulgou os resultados de uma pesquisa realizada em Belém entre os dias 7 e 12 de março, sobre a disputa pela prefeitura da cidade. De acordo com os números divulgados, o deputado federal Éder Mauro (PL) desponta como líder na corrida, com 26% das intenções de voto. Em seguida, estão o deputado federal José Priante (MDB) e o ex-deputado Cássio Andrade (PSB), ambos com 12,8%. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), registra 11,1% das intenções de voto, enquanto o delegado Eguchi (Podemos) aparece com 9,3%, o deputado Thiago Araújo (Cidadania) com 9,0% e o professor Ítalo Abati (Novo) com 2,4%. Veja a pesquisa na íntegra.

Veja!

  • Éder Mauro (PL) – 26%
  • José Priante (MDB) – 12,8%
  • Cássio Andrade (PSB) – 12,8%
  • Edmilson Rodrigues (Psol) – 11,1%
  • Delegado Eguchi (Podemos) – 9,3%
  • Thiago Araújo (Cidadania) – 9,0%
  • Ítalo Abati (Novo) – 2,4%

Cenários

O levantamento também apresenta diferentes cenários eleitorais. Em um deles, Éder Mauro mantém a liderança com 24,3%, seguido por Zeca Pirão (MDB) com 14,4%, Cássio Andrade com 13,6%, Edmilson Rodrigues com 12,3%, delegado Eguchi com 8,8%, Thiago Araújo com 8,4% e professor Ítalo Abati com 2,6%. Em outro cenário, Éder Mauro alcança 26,5%, seguido por Cássio Andrade com 14,5%, Edmilson Rodrigues com 12,5%, Thiago Araújo com 9,5%, delegado Eguchi com 9,4%, Igor Normando (MDB) com 6,9% e professor Ítalo Abati com 2,6%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-7656/2024.

Avaliações de Helder, Edmilson e Lula

Além das intenções de voto, a pesquisa avaliou a aprovação de diversos níveis de governo. O presidente Lula (PT) recebeu a aprovação de 50,1% dos belenenses, enquanto 46,3% o desaprovam. O governo de Helder Barbalho (MDB) é aprovado por 78,4% e reprovado por 18,0%. Já a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues conta com a aprovação de 22,3% e a reprovação de 75,4%.

Edmilson: o mais rejeitado

Em relação à rejeição eleitoral, Edmilson Rodrigues é rejeitado por 55,3% dos entrevistados, seguido por Delegado Éder Mauro com 27,6%, delegado Eguchi com 17,4%, Zeca Pirão com 12,1%, Cássio Andrade com 10,1%, José Priante com 8,3%, Thiago Araújo com 7,6%, Ítalo Abati com 7,1% e Igor Normando com 6,8%.

Instituto DOXA

A pesquisa também aponta diferenças em relação a outros institutos. Enquanto o Instituto Doxa indica liderança do deputado Zeca Pirão em todos os cenários, a pesquisa do Instituto Paraná destaca a liderança expressiva de Éder Mauro, além de uma posição de destaque para o ex-deputado Cássio Andrade.

Comparação

Em relação ao Instituto Doxa, onde o deputado Zeca Pirão lidera em todos os cenários, a Paraná indica a liderança folgada de Éder Mauro, além de posição de destaque para o ex- deputado Cássio Andrade. Doxa e Paraná concordam que o deputado Igor Normando não se destaca entre os favoritos, ao contrário da Pesquisa do Instituto Datailha, onde Normando pontua bem e Éder Mauro também lidera.

Leia também: