O Comitê COP30 lançou, na última sexta-feira (24), a cartilha “Nossa Chance: um guia prático de segurança para ativistas na COP30”, que reúne orientações sobre segurança integral para quem participará da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro de 2025, em Belém. O material tem foco em defensoras e defensores de direitos humanos, ambientais e comunicadores populares.
A publicação foi elaborada em parceria com a Escola de Ativismo e aborda cuidados físicos, digitais, psicossociais, patrimoniais, territoriais e coletivos. O guia contextualiza a realidade amazônica e os riscos enfrentados por ativistas no Brasil, país que lidera índices de violência contra defensores ambientais, segundo entidades da área.
De acordo com a Escola de Ativismo, a proposta é garantir que os participantes possam exercer suas manifestações de forma segura. “Queremos que os ativistas amazônidas possam seguir as recomendações para irem para a COP, colocarem suas manifestações e voltem para suas casas são e salvos”, destacou a instituição.
O lançamento do material ocorre a pouco mais de um ano da realização da COP30 em Belém, evento que deve reunir milhares de lideranças ambientais, representantes de governos e organizações da sociedade civil de diversos países.
Leia também:









Deixe um comentário