O comediante João The Rocha realizará um show beneficente de stand-up nesta quarta-feira (5), às 20h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento tem como objetivo arrecadar alimentos para os indígenas que estão há 22 dias ocupando o local em protesto contra a lei nº 10.820/2024, que modifica o Sistema Modular de Ensino (Some) e impacta diretamente as comunidades tradicionais, incluindo o Somei.
A entrada para o evento será trocada por 1kg de alimento não perecível, e tudo o que for arrecadado será doado para os indígenas que seguem na ocupação.
Comédia como forma de resistência
João explicou que teve a ideia após acompanhar o movimento indígena e perceber a necessidade de apoio. Além da arrecadação de mantimentos, o comediante quer usar a comédia como ferramenta de conscientização.
“A ideia surgiu pra arrecadar alimentos e abastecer o pessoal na Seduc. E também pra explicar ao público, por meio da comédia, o que está acontecendo. O show vai ser meu solo de stand-up, além de músicas, paródias e muita coisa nova, que só quem for vai poder presenciar.”
O evento será registrado em vídeo e trará novos elementos sobre a luta dos indígenas. João ressaltou que, como artista independente, sente a obrigação de usar sua voz para expor questões sociais e dar visibilidade às pautas do movimento.
“No meu papel como artista independente, me sinto na obrigação de mostrar pro público que não tá tudo bem. Tem muita coisa acontecendo por baixo dos panos e precisamos mostrar pra sociedade.”
Em tom bem-humorado, João mandou um recado ao governador Helder Barbalho (MDB): “Torço para que o governador revogue a lei antes para que eu não precise fazer esse show. Mas, se ele não revogar, o show está marcado.”
O evento promete ser uma mistura de humor e conscientização, reforçando a importância da luta indígena e o papel da arte na mobilização social.
Leia também:
Deixe um comentário