Com previsão de chuvas fortes, confira os horários de maré alta em Belém

A previsão do tempo para Belém nesta terça-feira, 12, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas.

A Prefeitura de Belém, por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), alerta a população para os horários de ocorrência de maré alta na cidade nesta semana. O objetivo é prevenir os moradores sobre os possíveis transtornos ocasionados pelo fenômeno natural. 

Segundo dados repassados pela Marinha do Brasil à Prefeitura de Belém, a capital paraense vai registrar um pico de maré na terça-feira, 12, às 00h38, marcando 3.7 metros acima do nível dos rios,  e às 12h53 as águas devem voltar a subir atingindo 3.6 metros.

Já na quarta-feira, 13, a maré alta em Belém também deve acontecer em dois momentos do dia: à 01h24, marcando  3.7 metros, e às 13h30, chegando a 3.5 metros. Na quinta-feira, 14, a cidade volta a registrar maré alta com mais de três metros em dois momentos.  Às 02h11 o nível dos rios chegará aos 3.5 metros e às 14h17 a maré alta vai ser de 3.4 metros.

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa Civil de Belém, Claudionor Corrêa, a região amazônica, que inclui a cidade de Belém, vive nesta época do ano uma temporada de chuvas fortes e a preocupação maior da Prefeitura é que a maré alta coincida com as chuvas.

“Se possível, recomendamos que as pessoas evitem sair às ruas se o horário da maré alta coincidir com chuvas, pois  esse é um cenário muito arriscado”, orienta o titular da Defesa Civil, reforçando que a população pode acionar o órgão, em caso de necessidade, pelo telefone do Centro Integrado de Operações (Ciop) no número 190 ou pelo contato do plantão da Defesa Civil de Belém (91) 98439-0646.

Alerta meteorológico 

A previsão do tempo para Belém nesta terça-feira, 12, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o dia e a noite. Essa mesma previsão se repete para quarta-feira, 13.

Leia também: