Com investimento de R$ 16 milhões, Belém recebe a nova Senador Lemos nesta terça-feira

A via passou por uma reforma completa, incluindo obras de saneamento, acabando com pontos de alagamentos históricos, novo asfaltamento, sinalização e ciclo faixa.

Foto: Agência Belém

A Prefeitura de Belém inaugura, às 18h30 desta terça-feira (14) a nova Senador Lemos. Uma das principais avenidas da cidade, com 4,5 km de extensão e 12m de largura, a via passou por uma reforma completa, incluindo obras de saneamento, acabando com pontos de alagamentos históricos, novo asfaltamento, sinalização e ciclo faixa.

Também foi feita a uniformização de trechos do calçamento, acessibilidade, iluminação em LED e reforma da Praça São Sebastião, onde será realizada a solenidade de inauguração com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues e do secretário municipal de Urbanismo, Deivison Costa.
A nova Senador Lemos, é a primeira obra prioritária da COP-30 entregue pela Prefeitura, tendo em vista a preparação da cidade para receber os cerca de 50 mil visitantes que participarão, em 2025, da conferência mundial sobre mudanças climáticas realizada da Organização das Nações Unidas (ONU).

O investimento de R$ 16 milhões destinado para a obra, beneficia, de forma direta, três bairros da cidade: Umarizal, Telégrafo e Sacramenta. E, indiretamente, serve a toda a cidade, melhorando a mobilidade urbana.

As intervenções feitas pela Prefeitura deixaram a Senador Lemos mais segura e bonita para trafegar, que inclui ciclo faixas, nova iluminação em LED e a nova sinalização para orientar pedestres e motoristas. As calçadas foram niveladas e construídas rampas para proporcionar acessibilidade com segurança a cadeirantes e deficientes visuais.

A reforma da Praça São Sebastião, obra incluída no projeto da nova avenida, proporciona mais lazer para crianças e adultos que moram na área. Além disso, a população vai desfrutar de uma nova Senador Lemos mais ecológica, com faixas verdes, iluminação artísticas para valorizar monumentos, ciclo faixas, caramanchões e parada de ônibus.

As obras, iniciadas em abril deste ano, consumiram mais de 6,7 toneladas de asfalto (CBUQ). O projeto foi coordenado pela equipe de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, com o apoio e recursos de outros órgãos municipais, como das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também participou do projeto.

Fonte: Agência Belém

Leia também: