Com Gaby Amarantos e Dona Onete, Festival TOCA celebra a Amazônia em edição especial no Rio - Estado do Pará Online

Com Gaby Amarantos e Dona Onete, Festival TOCA celebra a Amazônia em edição especial no Rio

A programação é totalmente gratuita e será realizada em espaços simbólicos da chamada Pequena África, como a Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O Festival TOCA chega à sua quinta edição com uma homenagem à Amazônia Brasileira no centro histórico do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17 de agosto. A programação é totalmente gratuita e será realizada em espaços simbólicos da chamada Pequena África, como a Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com shows, debates, sessões de cinema e intervenções artísticas.

Com o tema “Amazônia Brasileira”, o evento visa valorizar a cultura da região Norte, dando visibilidade a artistas, tradições e linguagens que emergem das florestas, rios, periferias e centros urbanos amazônicos. A grande atração musical será a paraense Gaby Amarantos, que se apresenta no dia 16 de agosto na Praça dos Arcos da Lapa, com participação especial da Gang do Eletro.

A programação reúne grandes nomes da cena nortista, como Dona Onete, Nilson Chaves, Rita Benneditto, Djuena Tikuna, Aíla, o grupo Noites do Norte e as Suraras do Tapajós, que encerram o festival com participação da cantora Maria Gadú no dia 17.

Além dos espetáculos, o festival presta homenagem ao cantor e compositor Nilson Chaves, de Belém (PA), que dá nome a uma das categorias do Prêmio TOCA 2025. Com mais de mil composições inéditas inscritas, o prêmio reconhece a criação musical brasileira e vai distribuir R$ 29 mil em prêmios. A votação popular será aberta no site oficial do festival em 21 de julho, e os vencedores serão divulgados em 4 de agosto.

Outros destaques incluem a artista visual e drag performer Rafa Bqueer, também de Belém, e o grupo Afroribeirinhos, que mescla ritmos afro-caribenhos com sonoridades amazônicas em um trabalho autoral voltado à valorização das culturas da floresta.

A programação do Cinema TOCA acontecerá no CCBB nos dias 14 e 16 de agosto, com exibições voltadas à produção audiovisual amazônica.

Leia também: