Cohab garante benefício habitacional para famílias vítimas de incêndio no bairro de Canudos, em Belém

As residências, todas em madeira, localizadas na passagem Nazaré, entre as vias Roso Danin e Cipriano Santos, foram completamente consumidas pelas chamas

Créditos: reprodução

Na última quinta-feira (2), equipes da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) realizaram uma visita a três famílias afetadas pelo incêndio que destruiu suas casas no bairro de Canudos, em Belém, no último dia 31 de dezembro.

As residências, todas em madeira, localizadas na passagem Nazaré, entre as vias Roso Danin e Cipriano Santos, foram completamente consumidas pelas chamas.

O incêndio no bairro de Canudos foi o sétimo registrado no mês de dezembro de 2024 em Belém, e, segundo a gerente executiva de Assistência Social da Cohab, Patrícia Reis Carvalho, a situação das famílias afetadas é preocupante. “Entre os moradores cadastrados, temos uma cadeirante hospitalizada por ter inalado uma grande quantidade de fumaça e uma grávida. Fizemos os laudos social e de engenharia, e, em breve, a Cohab vai garantir que essas famílias recebam o benefício habitacional ‘Sua Casa’, para que possam reconstruir suas vidas”, afirmou.

Programa Habitacional “Sua Casa”

O Programa Habitacional Sua Casa oferece dois tipos de benefícios às famílias afetadas por desastres como incêndios: um auxílio para a aquisição de materiais de construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da residência, e outro para a contratação de mão de obra, como pedreiros. O valor total do benefício pode chegar até R$ 21 mil, dependendo das necessidades da família.

Além do incêndio em Canudos, outras 24 famílias em Belém também sofreram com incêndios em seus lares no mês de dezembro, nos bairros Condor, Pedreira, Telégrafo, Tapanã, Terra Firme e no distrito de Icoaraci. A Cohab tem como prioridade o atendimento de famílias vítimas de sinistros e desastres naturais. Também são priorizadas famílias em situação de vulnerabilidade social, com maior necessidade de apoio, como mulheres responsáveis pela subsistência da família, pessoas com deficiência, idosos e aqueles com menor renda familiar.

Acompanhando os critérios do programa, a Cohab tem buscado garantir um auxílio rápido e eficaz às famílias mais afetadas, com o objetivo de ajudá-las a retomar a estabilidade e melhorar suas condições de vida.

Leia também: